segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Segunda – Monday – Montag – 29/11/2010


Pq teve neve em Amsterdam também!

Domingo – Sunday – Sonntag – 28/11/2010


Ooooopa! Começando a terceira e derradeira parte sobre a viagem para Amsterdam..
Domingo merece umas horas a mais de sono..e fooi isso que fizemos..Acorda toma café..um bom e reforçado café..partimos rumo a Centraal Station pra deixar as mochilas no armário e seguir com a nossa programação para o dia..city tours bom água e por terra Open-mouthed smile
Amsterdam fica abaixo do nível do mar, 4 metros abaixo se não me engano, e é famosa por seus canais e mais de mil pontes. O rio principal é o Amstel, a cidade foi nomeada assim por causa do dique construido nesse rio. Dam em holandês é dique..então..fica o Dique do Amstel..Amsterdam! ;D
Sem dúvidas então que um passeio pelos canais é necessário para conhecer bem a cidade..muito legal mesmo. Uma hora de barco..bem aproveitada. É um outro ângulo para se ver a cidade..vale e muito!
Depois foi o momento de andar de ônibus, que era vermelho, no modelo daqueles onibus escolares de filme, amarelos sabe? Com informações em português, de Portugal..mas já vale né? Foi nesse passeio que eu soube do nome da cidade, e de outras coisas bem legais..Esse passeio nos dava direito a visitar uma fábrica de diamantes. A Holanda é um dos líderes mundiais na produção, mesmo não tendo diamantes em seu território. Thinking smile hmm OK! Outro passeio que vale demais..diamantes são lindos *_* os preços nem tanto, mas as jóias nossa!! No final cafézinho de graça pra esquentar..
Depois de passear, fomos comprar lembrancinhas..afinal as pessoas merecem..Eu comprei uma pantufa de vaquinha holandesa.. Winking smile e outas coisitchas..
Depois foi comer e fazer hora para o trem..com direito a novas amizades..os 5 ratinhos da estação..ousados eles rapaz! Tinha um mesmo, que teve uma hora que eu achei que ele ia dar uma de Indiana Jones..
Voltando pra casa..aquela dormida animal no trem..chegar em casa, desarrumar e arrumar as coisas..e dormir..dormir até cansar.. =)

Amsterdam é show! O ar da cidade, é excelente..tem mar perto da cidade, faz toda a diferença pra manézinha da ilha..as pessoas são simpáticas..o clima de liberdade é algo incrível..é muito diferente..pretendo voltar..tem muito mais coisas pra conhecer..lindo lindo!

E foi isso..

Beijos..

Saudades!

Auf Wiedersehen!

Sábado – Saturday – Samstag – 27/11/2010


Então, continuando a aventura..
Sábado, depois de acordar, e ser surpreendido com um belo café-da-manhã oferecido pelo hostel. Tinha 2 tipos de pão e cada um desses na versão branca ou integral, 2 tipos de queijo, presunto, salame e peito de peru, ovo cozido, tomate e pepino, 3 tipos de suco, café, chá, iogurtes..muito bom pra um hostel mesmo. Ah, o hostel é um híbrido de hostel e hotel..Fomos surpreendidos com a notícia de que teríamos que mudar de quarto, o que não foi nada profissional da parte deles, mas pelo menos nos deixaram num quarto menor, sem cobrar a mais por isso, na minha opinião nada mais que a obrigação..mas blz, toca o barco. Nos mudamos pra um quarto menor, pra 4 pessoas, o anterior era pra 6. Após a mudança, saímos pra cumprir a “missão” do dia, visitar alguns museus. O primeiro foi a casa da Anne Frank, mas tinha fila e era caro. Próximo! (ser turista sem muitos recursos tem dessas coisas) Caminhando pelas ruas da cidade, aliás um dos melhores jeitos de se conhecer Amsterdam, pegue o transporte público apenas para distâncias maiores, no centro faça tudo a pé. Encontramos um lugar que vende os tickets pros museus, com o mesmo preço ou mais barato e sem precisar pegar fila. Amsterdam tem diversos museus, e como a grana tá curta, pedimos ajuda pro rapaz da empresa pra selecionar 2. Os escolhidos foram: o museu dos Judeus e o Rijksmuseum (museu nacional).
Amsterdam, é uma grande côlonia de judeus, que chegaram ali depois que foram expulsos da Península Ibérica (Portugal e Espanha) após a Guerra da Reconquista - 1492, fugindo da Inquisição e o seu Tribunal do Santo Ofício. O museu é legal, eu gostei, só acho que poderia ser melhor, sabe? Não supriu as expectativas.
Já o museu nacional com uma breve história da Holanda e depois com uma exposição sobre Rembrandt, tava muito massa!
Nesse dia foi vez de comer as famosas batatas fritas com maionese daqui, muito boas! A maionese é melhor que a da Alemanha, mas o ketchup daqui é beeeeeem melhor. E na lanchonete descobrir que o cara falava um pouco de portguês, não tem preço. O subway daqui vem mais bacon..e tem mais batatinhas pra escolher..e o refri não é de máquina.
A coca, tem mais gás que no Brasil, mas ainda perde pra da Inglaterra.
A noite fomos num dos famosos Coffeshops daqui, novamente um clima legal, sem excessos.
Ao voltar, pedimos a senha da Wireless do Hostel..senha ridícula por sinal..e pudemos falar com as pessoas e ver agradar o lado nerd!

Parte 2 terminada.. =)

Sexta – Friday – Freitag – 26/11/2010

 

Hallo Leute! Wie geht’s euch? Mit mir alles super!
Então..esse final de semana foi especial. Viagem pra Amsterdam pra comemorar o aniver de 25 anos.. Winking smile
O dia começou bem, com a primeira neve do ano no cidade..como já coloquei ali embaixo..
Depois de baixada a euforia..fui começar os preparativos finais..banho, almoço fechar a mochila..e tocar pra Hauptbahnhof (estação de trem principal), não sem antes receber os parabéns de algumas pessoas aqui da república e ganhar um vinho do Fábio..comentário: estou ficando velha..ganhei vinho de aniversário e gostei.
Chegando lá..aquela empolgação..primeira vez andando de ICE..o trem mais rápido, sendo que esse que faz Köln – Amsterdam nem é o mais rápido.
Procura lugar, apanha um pouquinho por não saber que o letreiro em cima do lugar diz em que estação a pessoa que reservou o lugar vai embarcar..mas depois foi tranquilo..Ouvindo música tentando relaxar, mas na pilha por chegar logo.
O controle dos passaportes foi feito no trem..então não tive carimbo novo.. =/
Chegando em Amsterdam..primeiro: tá frio! segundo procura onde pega o ônibus..e onde compra passagem..e todas essas coisas. As pessoas de Amsterdam são muito simpáticas, não teve sequer uma que não soubesse falar inglês e respondesse as perguntas de má vontade. Cidade turística mundial, e casa de mais de 175 nacionalidades, Amsterdam recebe os visitantes de braços abertos, sem exageros. O esquema de passagem é parecido aí com Floripa e os cartões, lá eles tem cartões de curta duração, tipo 48h como nós compramos, que dá direito a usar todos os transportes públicos da cidade: ônibus, trem e metrô e o night bus (o nosso madrugadão ;D).
A cidade é linda..assim que sai da Centraal Station..a paisagem urbana numa demonstração de como o antigo, preservado e o moderno vivem em harmonia, (pra mim um dos pontos fortes da cidade) é de tirar o fôlego.
Pegamos o ônibus 21 e seguimos para o hostel, que fica um pouco mais afastado do centro, mas com muitas opções de transporte que passam por, ou perto, das principais atrações da cidade. Chegando no hostel, come alguma coisa no fastfood local, o FEBO. Nada de mais, até meio pequeno preciso dizer. Depois disso, aproveitar um pouco da noite, fomos conhecer o famoso Red Light District (o Distrito da Luz Vermelha), onde as “mulheres da vida” oferecem os seus serviços nas janelas das casas. O clima é muito doido, mas assim como o clima de toda a cidade é muito bom. Não tivemos problema algum ao andar por lá, o que não seria nada de espantoso, afinal um lugar frequentado na sua maioria por homens, e que em grande parte estão alterados, seja por álcool, ou pelo mais famoso produto local: maconha. Pude conhecer o local de boa, sem nenhum engraçadinho, fato quase impensável se fosse aí no Brasil.
Depois de caminhar por lá, voltamos pro hostel, pra descansar e acordar bem no nosso primeiro dia inteiro em Amsterdam. Detalhe chegando lá a internet só acessava as páginas do google. imagina a indignação da nerdzinha aqui. ¬¬’

Primeira parte acaba por aqui.. =)

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Sexta – Friday – Freitag – 26/11/2010

 

Dia mais que especial, hoje eu completo 25 anos, tô indo pra Amsterdam, hoje completam 4 meses de Alemanha e o mais legal: NEVOU pela primeira vez aqui!

Então, link pras fotos, minhas e do Fábio:

http://picasaweb.google.com/kenia.souza/26112010Aniver25AnosParteIKolnBrancaEmMinhaHomenagem?authkey=Gv1sRgCO_kxKq697-kdA#

http://picasaweb.google.com/108633951252607104856/KolnAbaixoDeZero?authkey=Gv1sRgCKO6sfTG_5XZzQE&feat=directlink#

e também vídeos.. Winking smile

Rumo a Amsterdam!

Beijos..

Saudades!

Auf Wiedersehen!

Feliz Aniversário Kiks 26.11.2010


pq fazer aniversário longe de casa e com saudade tb faz parte da aventura..
saudade bate forte..mas aí vem essa pessoa e faz uma coisa dessas e me deixa assim feliz..
brigada por trazer um pouquinho de casa pra cá hoje..
te amo..

;*****

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Domingo - Sunday - Sonntag - 22/11/2010


Após 3 longos dias de trabalho exaustivo..cá estou eu pra contar-lhes acerca desta experiência..

Então pra quem não sabe de quinta até sábado trabalhei numa feira médica que tava acontecendo em Düsseldorf..cidade vizinha, 30 ~ 40 minutos de trem daqui de Köln..num stand de uma empresa finlandesa chamada Wipak.
3 dias..o dia inteiro em pé..eu era responsável pelo serviço de buffet..servir bebidas e aperitivos aos clientes..como eu trabalhei..nossa..mas foi muito legal..finlandeses são muito legais..mesmo..colocou por terra todo o estereótipo de gente fria..são muito divertidos e educados claro.

Percebi uma coisa..como todo mundo gosta do Brasil..é só falar que sou do Brasil que um sorriso se abre. Acho bem legal isso..apesar de eu não ser o melhor exemplar de brasileira..acho bem legal que as pessoas me tratem bem por eu ser de onde eu sou. Ou pelo menos me deem um sorriso ao saber disso, ato esse por mim muito valorizado ainda mais aqui na fria Germânia..não fria apenas no clima.

2011201026520112010266

As fotos são do meu território no stand..a cozinha..bem trabalho de gordinho né? IAUHUIAHUIAHUIAH

Düsseldorf Messe/ Esprit Arena é gigante..tem pelo menos 17 pavilhões. Como eu sei desse número preciso? O stand do Brasil tava no 17.. =D
O trem para dentro da Messe (messe em alemão significa feira, ou missa. mas nesse caso definitivamente feira.) É incrível como tem umas coisas que são universais..Sabe a “fila” do UFSC Semi-direto? A do trem U78 deixa ela no chinelo..sério! É no mesmo estilo só que aqui as pessoas empurram bem mais. Interessante pq eu achei que eu não fosse ver isso aqui na Alemanha. A menina que me conseguiu o trabalho falou que é pq tem gente do mundo inteiro trabalhando na Messe..(substantivos no alemão são sempre escritos em maiúscula.) Eh..talvez sim, talvez não. Pode apenas ser apenas uma ocasião perfeita para os alemães chutar o pau da barraca e colocar a culpa nos outros..sabe-se lá, né?

Grande experiencia..pretendo repetir!

Estou viva e inteira..com um pouco de dor óbvio..mas inteira..

Küsse!

Auf Wiedersehen!

 

PS: o rascunho tava salvo aqui..acabei nào publicando..coisa bizarra

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Segunda – Monday – Montag - 15/11/2010

 

Hallo Leute!

Final de semana histórico. Meu time subiu pela segunda vez..não tenho palavras pra descrever a sensação..afinal eu tava lá no Scarpelli em 2008, na cena mais triste e no silêncio mais sonoro que eu já presenciei. Acho que desse tempo que tô aqui na Alemanha, foi o dia em que eu mais quis estar aí. Chorei feito criança, e ainda choro assistindo os vídeos ou vendo as fotos. Como choro também ao ver a alegria genuína no rosto do Fernandes, do Wilson e do Márcio Goiano..raro de encontrar isso no futebol de hoje..

Mas as coisas aqui na Alemanha vão bem, tirando a estranheza de não ver o sol como aí no Brasil. E o detalhe, o tempo nublado mas com pouca chuva está “Super!!” – citando minha prof. de alemão. Aliás, é bom saber que não somos os únicos a sentir falta do sol..todos na minha sala de alemão reclamam disso. Eu acho que podia ser frio, mas ter sol né?

Passagens para Amsterdam compradas, albergue reservado e lá vamos nós..eu e o Fábio rumo a nossa segunda viagem européia..já pensando nas próximas.. Acho difícil um lugar melhor na Europa pra se comemorar os tão simbólicos 25 anos do que Amsterdam..

É, ainda, tudo meio surreal quando falo dessa coisa toda..difícil acostumar..
Mas a quem possa interessar, tô viva, tô bem, tô feliz.. Winking smile

Beijos e saudades!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Terça - Tuesday - Dienstag - 09/11/2010


Até me arrumei pra aparecer no vídeo..iuahiuahauihauihai

beijos..e até a próxima..

SOBE FURACAO



AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH eu nem queria ir no jogo mesmo..
e sim, eu chorei feito criança assistindo!

Se alguém for no jogo..se for do setor A favor ia até a cadeira N26..popularmente conhecida como minha cadeira, sim N26 é de propósito..e tira uma foto..e se o cara do Pastel do Keko tiver lá..mande minhas lembranças..iuahuiahiuahuaihaiuhaiuh

Küsse

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Quinta – Thursday – Donnerstag – 04/11/2010

 

Hallo Leute! Wie geht’s dir? Alles in ordnung? Mit mir alles gut!
Tava lendo o blog do meu Toddynho (companheiro de aventuras), Fábio..e ele por lá..faz a contagem dos dias..ontem foi nosso centésimo dia na Alemanha..Como passou rápido..por vezes também arrastado..mas na sua grande maioria passou bem rápido..

É interessante como eu já tô adaptada..mesmo sentindo muita falta do outro lado do Atlântico..e cada dia que passa trás uma nova experiência, uma nova vivência..

Relembrando alguns momentos como a primeira vez andando de trem, fazendo compras, falando em alemão. Ou mesmo em casa..cozinhando algumas coisas não tão boas..apanhando da máquina de lavar..comprando coisas em quantidade (vai uma cenourinha aí fábio?)..esquecer o feijão de molho até ele brotar..nossa várias coisas..que só se aprende fazendo..errando, acertando..meio clichê, eu sei. Mas acho que toda essa coisa do intercâmbio é bem isso mesmo sabe? Vivência..no sentido de viver..experimentar..vai além do estudo..aliás o estudo vai bem obrigada..
O aprendizado que vem disso tudo, vale muito mais que um capítulo no meu Curriculum, é um crescimento forçado..mas que nem por isso deixa de ser válido. Cada vez mais eu me dou conta de como eu tô mudando, e na verdade eu acho que só vou notar realmente o tamanho disso tudo, quando eu voltar. Tenho medo de me tornar maior que Florianópolis, calma eu explico. “Uma mente que se abre a novas idéias, jamais voltará ao seu tamanho original.” Dizia na capa de um caderno que comprei assim que entrei nas faculdades, mas esse era omeu caderno da UFSC. Eu sempre soube que entrar na faculdade me traria a oportunidade de entrar num novo mundo. Sempre soube que esse seria um grande diferencial, mas mal sabia eu que esse mundo me traria uma experiencia desse tamanho. Meu novo mundo, inclui uma passada no Velho Mundo. Jamais pensei que isso fosse realmente acontecer..aliás ultimamente aconteceram coisas que eu jamais pensei que pudessem acontecer, e elas têm me extasiado, me deixado sem palavras.. E como é que eu, depois de viver tanta coisa, de crescer tanto, vou conseguir voltar pro lugar de onde comecei, que cabia exatamente do tamanho que eu era..?
Outra coisa que ocupa meus pensamentos, é que pra mim é como se tudo aí tivesse parado..mas as coisas não pararam..muito pelo contrário..tudo continua, a vida continua..será que vai tá tudo tão diferente, que eu não conseguirei reconhecer as coisas mais simples?

Como vocês podem perceber, muita coisa na minha cabeça..mas em suma: Feliz nesses 101 dias de Sacro Império Romano-Germânico..tudo isso tem me feito muito bem..mesmo que as vezes eu demore um pouco pra perceber..

Era isso..um pouco do que eu tinha pra dizer..

Saudades..

Küsse..

Auf Wiedersehen!